A importância da implementação de programas de compliance nas instituições de ensino superior

Autores

  • Leonilde Rodrigues Dias Olim Universidade de Lisboa, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas.
  • Andreia Nicole Pereira Carvalho Universidade de Aveiro, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas
  • Sancha de Carvalho e Campanella Universidade dos Açores, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas

DOI:

https://doi.org/10.37497/RPD.v3i1.80

Palavras-chave:

Compliance, Ensino superior, Ética, Integridade, Qualidade

Resumo

A partir da implementação do Processo de Bolonha, as universidades europeias enfrentaram uma mudança paradigmática que procurou satisfazer as exigências de uma sociedade cada vez mais informada, a evolução do conhecimento científico e tecnológico e os desafios da empregabilidade. O próprio perfil de gestão das instituições de ensino sofreu alterações, reconhecendo a importância de implementar programas de compliance que conduzam a uma cultura de ética, transparência, equidade e responsabilização que deve ser cultivada por todos aqueles que fazem parte do sistema de ensino. Tratando-se o ensino privado de um sector extremamente competitivo e regulado, a implementação de tais programas revela-se ainda mais decisiva. É neste contexto que o presente artigo se insere, partindo da análise de um estudo de caso de uma instituição de ensino superior privada, o Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL). Assim, pretende-se analisar de que forma esta instituição combate práticas e condutas antiéticas no processo de ensino e na investigação científica, e como cultiva uma cultura de integridade e qualidade. Nos últimos anos, estas questões têm vindo a assumir particular relevância para as instituições de ensino superior e, como tal, carecem de profunda investigação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonilde Rodrigues Dias Olim, Universidade de Lisboa, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Inglês/Alemão, Universidade de Lisboa, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas.

Andreia Nicole Pereira Carvalho, Universidade de Aveiro, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas

Doutoranda em Turismo, Universidade de Aveiro, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas.

Sancha de Carvalho e Campanella, Universidade dos Açores, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas

Doutoranda em Ciências Económicas Empresariais, Universidade dos Açores, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas.

Referências

Anderson, G. (1993). Fundamentals of Educational Research. Falmer Press.

Azzari, B., Scalisse Silva, A., & Chiarello, F. (2020). Ética e integridade nas instituições de ensino superior: a importância da implementação de programas de compliance nas universidades. Revista de Direito Brasileira, 26(10), 457. https://doi.org/10.26668/indexlawjournals/2358-1352/2020.v26i10.6252

Cardoso, S., Tavares, O., & Sin, C. (2015). The quality of teaching staff: higher education institutions’ compliance with the European Standards and Guidelines for Quality Assurance - the case of Portugal, Educational Assessment, Evaluation and Accountability, 27, 205–222. https://doi.org/10.1007/s11092-015-9211-z

Instituto Superior de Administração e Línguas. (2017). Manual da Qualidade. https://isal.pt/wp-content/uploads/2020/12/manual-da-qualidade-isal.pdf

Instituto Superior de Administração e Línguas. (2021). Regulamento de Avaliação de Aprendizagem e Obrigações dos Docentes. https://isal.pt/wp- content/uploads/2021/07/regulamento-de-avaliac%CC%A7a%CC%83o-de-aprendizagem-e-obrigac%CC%A7o%CC%83es-dos-docentes.pdf

Kleijnen, J., Dolmans, D., Willems, J. & Hout, H. V. (2013). Teachers’ conceptions of quality and organisational values in higher education: compliance or enhancement? Assessment & Evaluation in Higher Education, 38(2), 152-166. https://doi.org/10.1080/02602938.2011.611590

Regulamento n.º 14/2022 do CENIL - Centro de Línguas, L.da. (2022). Diário da República: II série, n.º 4. https://files.dre.pt/2s/2022/01/004000000/0041800425.pdf

Regulamento n.º 248/2021 do CENIL - Centro de Línguas, L.da. (2021). Diário da República: II série, n.º 53.

https://files.dre.pt/2s/2021/03/053000000/0045800462.pdf

Shah, M. & Jarzabkowski, L. (2013). The Australian higher education quality assurance framework, Perspectives: Policy and Practice in Higher Education, 17(3), 96-106. https://doi.org/10.1080/13603108.2013.794168

Teelken, C. (2012) Compliance or pragmatism: how do academics deal with managerialism in higher education? A comparative study in three countries, Studies in Higher Education, 37(3), 271-290. https://doi.org/10.1080/03075079.2010.511171

Tenório, R.M., & Andrade, M.A.B. (2009). A avaliação da educação superior no Brasil: desafios e perspectivas. In J.A.C. Lordêlo & M.V. Dazzani (Org.). Avaliação educacional: desatando e reatando nós (pp. 103-122). EDUFBA. https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/5627/1/Avaliacao_educacional.pdf

Downloads

Publicado

2023-01-01

Como Citar

OLIM, L. R. D.; CARVALHO, A. N. P.; CAMPANELLA, S. de C. e. A importância da implementação de programas de compliance nas instituições de ensino superior. Revista Pan-americana de Direito, Curitiba (PR), v. 3, n. 1, p. e80, 2023. DOI: 10.37497/RPD.v3i1.80. Disponível em: https://periodicosfapad.emnuvens.com.br/rtpj/article/view/80. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)