A importância da implementação de programas de compliance nas instituições de ensino superior

Autores/as

  • Leonilde Rodrigues Dias Olim Universidade de Lisboa, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas.
  • Andreia Nicole Pereira Carvalho Universidade de Aveiro, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas
  • Sancha de Carvalho e Campanella Universidade dos Açores, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas

DOI:

https://doi.org/10.37497/RPD.v3i1.80

Palabras clave:

Compliance, Ensino superior, Ética, Integridade, Qualidade

Resumen

A partir da implementação do Processo de Bolonha, as universidades europeias enfrentaram uma mudança paradigmática que procurou satisfazer as exigências de uma sociedade cada vez mais informada, a evolução do conhecimento científico e tecnológico e os desafios da empregabilidade. O próprio perfil de gestão das instituições de ensino sofreu alterações, reconhecendo a importância de implementar programas de compliance que conduzam a uma cultura de ética, transparência, equidade e responsabilização que deve ser cultivada por todos aqueles que fazem parte do sistema de ensino. Tratando-se o ensino privado de um sector extremamente competitivo e regulado, a implementação de tais programas revela-se ainda mais decisiva. É neste contexto que o presente artigo se insere, partindo da análise de um estudo de caso de uma instituição de ensino superior privada, o Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL). Assim, pretende-se analisar de que forma esta instituição combate práticas e condutas antiéticas no processo de ensino e na investigação científica, e como cultiva uma cultura de integridade e qualidade. Nos últimos anos, estas questões têm vindo a assumir particular relevância para as instituições de ensino superior e, como tal, carecem de profunda investigação científica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonilde Rodrigues Dias Olim, Universidade de Lisboa, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Inglês/Alemão, Universidade de Lisboa, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas.

Andreia Nicole Pereira Carvalho, Universidade de Aveiro, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas

Doutoranda em Turismo, Universidade de Aveiro, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas.

Sancha de Carvalho e Campanella, Universidade dos Açores, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas

Doutoranda em Ciências Económicas Empresariais, Universidade dos Açores, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas.

Citas

Anderson, G. (1993). Fundamentals of Educational Research. Falmer Press.

Azzari, B., Scalisse Silva, A., & Chiarello, F. (2020). Ética e integridade nas instituições de ensino superior: a importância da implementação de programas de compliance nas universidades. Revista de Direito Brasileira, 26(10), 457. https://doi.org/10.26668/indexlawjournals/2358-1352/2020.v26i10.6252

Cardoso, S., Tavares, O., & Sin, C. (2015). The quality of teaching staff: higher education institutions’ compliance with the European Standards and Guidelines for Quality Assurance - the case of Portugal, Educational Assessment, Evaluation and Accountability, 27, 205–222. https://doi.org/10.1007/s11092-015-9211-z

Instituto Superior de Administração e Línguas. (2017). Manual da Qualidade. https://isal.pt/wp-content/uploads/2020/12/manual-da-qualidade-isal.pdf

Instituto Superior de Administração e Línguas. (2021). Regulamento de Avaliação de Aprendizagem e Obrigações dos Docentes. https://isal.pt/wp- content/uploads/2021/07/regulamento-de-avaliac%CC%A7a%CC%83o-de-aprendizagem-e-obrigac%CC%A7o%CC%83es-dos-docentes.pdf

Kleijnen, J., Dolmans, D., Willems, J. & Hout, H. V. (2013). Teachers’ conceptions of quality and organisational values in higher education: compliance or enhancement? Assessment & Evaluation in Higher Education, 38(2), 152-166. https://doi.org/10.1080/02602938.2011.611590

Regulamento n.º 14/2022 do CENIL - Centro de Línguas, L.da. (2022). Diário da República: II série, n.º 4. https://files.dre.pt/2s/2022/01/004000000/0041800425.pdf

Regulamento n.º 248/2021 do CENIL - Centro de Línguas, L.da. (2021). Diário da República: II série, n.º 53.

https://files.dre.pt/2s/2021/03/053000000/0045800462.pdf

Shah, M. & Jarzabkowski, L. (2013). The Australian higher education quality assurance framework, Perspectives: Policy and Practice in Higher Education, 17(3), 96-106. https://doi.org/10.1080/13603108.2013.794168

Teelken, C. (2012) Compliance or pragmatism: how do academics deal with managerialism in higher education? A comparative study in three countries, Studies in Higher Education, 37(3), 271-290. https://doi.org/10.1080/03075079.2010.511171

Tenório, R.M., & Andrade, M.A.B. (2009). A avaliação da educação superior no Brasil: desafios e perspectivas. In J.A.C. Lordêlo & M.V. Dazzani (Org.). Avaliação educacional: desatando e reatando nós (pp. 103-122). EDUFBA. https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/5627/1/Avaliacao_educacional.pdf

Publicado

2023-01-01

Cómo citar

OLIM, L. R. D.; CARVALHO, A. N. P.; CAMPANELLA, S. de C. e. A importância da implementação de programas de compliance nas instituições de ensino superior. Revista Pan-americana de Direito, Curitiba (PR), v. 3, n. 1, p. e80, 2023. DOI: 10.37497/RPD.v3i1.80. Disponível em: https://periodicosfapad.emnuvens.com.br/rtpj/article/view/80. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a