A importância da implementação de programas de compliance nas instituições de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.37497/RPD.v3i1.80Palabras clave:
Compliance, Ensino superior, Ética, Integridade, QualidadeResumen
A partir da implementação do Processo de Bolonha, as universidades europeias enfrentaram uma mudança paradigmática que procurou satisfazer as exigências de uma sociedade cada vez mais informada, a evolução do conhecimento científico e tecnológico e os desafios da empregabilidade. O próprio perfil de gestão das instituições de ensino sofreu alterações, reconhecendo a importância de implementar programas de compliance que conduzam a uma cultura de ética, transparência, equidade e responsabilização que deve ser cultivada por todos aqueles que fazem parte do sistema de ensino. Tratando-se o ensino privado de um sector extremamente competitivo e regulado, a implementação de tais programas revela-se ainda mais decisiva. É neste contexto que o presente artigo se insere, partindo da análise de um estudo de caso de uma instituição de ensino superior privada, o Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL). Assim, pretende-se analisar de que forma esta instituição combate práticas e condutas antiéticas no processo de ensino e na investigação científica, e como cultiva uma cultura de integridade e qualidade. Nos últimos anos, estas questões têm vindo a assumir particular relevância para as instituições de ensino superior e, como tal, carecem de profunda investigação científica.
Descargas
Citas
Anderson, G. (1993). Fundamentals of Educational Research. Falmer Press.
Azzari, B., Scalisse Silva, A., & Chiarello, F. (2020). Ética e integridade nas instituições de ensino superior: a importância da implementação de programas de compliance nas universidades. Revista de Direito Brasileira, 26(10), 457. https://doi.org/10.26668/indexlawjournals/2358-1352/2020.v26i10.6252
Cardoso, S., Tavares, O., & Sin, C. (2015). The quality of teaching staff: higher education institutions’ compliance with the European Standards and Guidelines for Quality Assurance - the case of Portugal, Educational Assessment, Evaluation and Accountability, 27, 205–222. https://doi.org/10.1007/s11092-015-9211-z
Instituto Superior de Administração e Línguas. (2017). Manual da Qualidade. https://isal.pt/wp-content/uploads/2020/12/manual-da-qualidade-isal.pdf
Instituto Superior de Administração e Línguas. (2021). Regulamento de Avaliação de Aprendizagem e Obrigações dos Docentes. https://isal.pt/wp- content/uploads/2021/07/regulamento-de-avaliac%CC%A7a%CC%83o-de-aprendizagem-e-obrigac%CC%A7o%CC%83es-dos-docentes.pdf
Kleijnen, J., Dolmans, D., Willems, J. & Hout, H. V. (2013). Teachers’ conceptions of quality and organisational values in higher education: compliance or enhancement? Assessment & Evaluation in Higher Education, 38(2), 152-166. https://doi.org/10.1080/02602938.2011.611590
Regulamento n.º 14/2022 do CENIL - Centro de Línguas, L.da. (2022). Diário da República: II série, n.º 4. https://files.dre.pt/2s/2022/01/004000000/0041800425.pdf
Regulamento n.º 248/2021 do CENIL - Centro de Línguas, L.da. (2021). Diário da República: II série, n.º 53.
https://files.dre.pt/2s/2021/03/053000000/0045800462.pdf
Shah, M. & Jarzabkowski, L. (2013). The Australian higher education quality assurance framework, Perspectives: Policy and Practice in Higher Education, 17(3), 96-106. https://doi.org/10.1080/13603108.2013.794168
Teelken, C. (2012) Compliance or pragmatism: how do academics deal with managerialism in higher education? A comparative study in three countries, Studies in Higher Education, 37(3), 271-290. https://doi.org/10.1080/03075079.2010.511171
Tenório, R.M., & Andrade, M.A.B. (2009). A avaliação da educação superior no Brasil: desafios e perspectivas. In J.A.C. Lordêlo & M.V. Dazzani (Org.). Avaliação educacional: desatando e reatando nós (pp. 103-122). EDUFBA. https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/5627/1/Avaliacao_educacional.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Leonilde Rodrigues Dias Olim, Andreia Nicole Pereira Carvalho, Sancha de Carvalho e Campanella
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.