A importância da implementação de programas de compliance nas instituições de ensino superior

Autores

  • Leonilde Rodrigues Dias Olim Universidade de Lisboa, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas.
  • Andreia Nicole Pereira Carvalho Universidade de Aveiro, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas
  • Sancha de Carvalho e Campanella Universidade dos Açores, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas

DOI:

https://doi.org/10.37497/RPD.v3i1.80

Palavras-chave:

Compliance, Ensino superior, Ética, Integridade, Qualidade

Resumo

A partir da implementação do Processo de Bolonha, as universidades europeias enfrentaram uma mudança paradigmática que procurou satisfazer as exigências de uma sociedade cada vez mais informada, a evolução do conhecimento científico e tecnológico e os desafios da empregabilidade. O próprio perfil de gestão das instituições de ensino sofreu alterações, reconhecendo a importância de implementar programas de compliance que conduzam a uma cultura de ética, transparência, equidade e responsabilização que deve ser cultivada por todos aqueles que fazem parte do sistema de ensino. Tratando-se o ensino privado de um sector extremamente competitivo e regulado, a implementação de tais programas revela-se ainda mais decisiva. É neste contexto que o presente artigo se insere, partindo da análise de um estudo de caso de uma instituição de ensino superior privada, o Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL). Assim, pretende-se analisar de que forma esta instituição combate práticas e condutas antiéticas no processo de ensino e na investigação científica, e como cultiva uma cultura de integridade e qualidade. Nos últimos anos, estas questões têm vindo a assumir particular relevância para as instituições de ensino superior e, como tal, carecem de profunda investigação científica.

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Biografia do Autor

Leonilde Rodrigues Dias Olim, Universidade de Lisboa, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Inglês/Alemão, Universidade de Lisboa, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas.

Andreia Nicole Pereira Carvalho, Universidade de Aveiro, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas

Doutoranda em Turismo, Universidade de Aveiro, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas.

Sancha de Carvalho e Campanella, Universidade dos Açores, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas

Doutoranda em Ciências Económicas Empresariais, Universidade dos Açores, (Portugal). Centro de Investigação do Instituto Superior de Administração e Línguas.

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

OLIM, L. R. D.; CARVALHO, A. N. P.; CAMPANELLA, S. de C. e. A importância da implementação de programas de compliance nas instituições de ensino superior. Revista Pan-americana de Direito, Curitiba (PR), v. 3, n. 1, p. e80, 2023. DOI: 10.37497/RPD.v3i1.80. Disponível em: https://periodicosfapad.emnuvens.com.br/rtpj/article/view/80. Acesso em: 20 maio. 2024.

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