A Implementação de Criminal Compliance como Política Criminal de Combate à Corrupção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37497/RPD.v2i1.57

Palavras-chave:

Criminal compliance, Direito penal, Política criminal, Corrupção

Resumo

A corrupção sistêmica existente no Brasil, no âmbito público e privado, é um dos maiores desafios do sistema de justiça criminal da última década no país. A forma de combate aos delitos econômicos consiste em um grande desafio para as ciências criminais, onde, na última década, o legislador passou a adotar métodos alternativos, como a utilização de programas de compliance para a prevenção destes delitos. Desta forma, constitui objetivo deste trabalho analisar se o criminal compliance poderia ser adotado como uma nova forma de política criminal no combate à corrupção. Ao final, conclui-se acerca da necessidade da instituição de uma cultura de ética e integridade nas instituições públicas e privadas no Brasil, alterando os rumos da política criminal da repressão e prevenção à corrupção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Astor Corneau, Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG, Caxias do Sul, (Brasil).

Acadêmico do curso de Direito do Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG, Caxias do Sul, (Brasil). Pesquisador-bolsista do Grupo de Estudos Avançados de Justiça Penal Negociada e Direito Penal Empresarial do IBCCRIM

Downloads

Publicado

2022-11-20

Como Citar

CORNEAU, J. A. A Implementação de Criminal Compliance como Política Criminal de Combate à Corrupção. Revista Pan-americana de Direito, Curitiba (PR), v. 2, n. 1, p. e057, 2022. DOI: 10.37497/RPD.v2i1.57. Disponível em: https://periodicosfapad.emnuvens.com.br/rtpj/article/view/57. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos