Tópicos de Liberdade na Jurisprudência Constitucional do Supremo Tribunal Federal

Autores

  • José Celso de Mello Filho Supremo Tribunal Federal - STF, Brasília

DOI:

https://doi.org/10.37497/revistafapad.v1i.34

Palavras-chave:

Supremo Tribunal Federal, Defesa da Constituição, Poder Judiciário, Garantia Constitucional, Tópicos de Liberdade, Jurisprudência Constitucional

Resumo

  1. A celebração de uma data impregnada de relevo histórico e político. 2. O significado da defesa da Constituição. - 3. O Supremo Tribunal Federal, em tema de interpretação constitucional, quando no desempenho de sua atividade jurisdicional, tem o monopólio da última palavra, notadamente em sede de controle normativo abstrato. - 4. A proteção jurisdicional dos direitos humanos: um encargo irrenunciável do Supremo Tribunal Federal e de todos os órgãos integrantes do Poder Judiciário. - 5. Extradição e terrorismo. - 6. O acesso das pessoas em geral, inclusive de estrangeiros não domiciliados no Brasil, ao remédio constitucional do “habeas corpus” e à garantia constitucional do “due process of law”. - 7. A prerrogativa constitucional contra a autoincriminação e os atos de persecução estatal. - 8. A delação anônima nos procedimentos penais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Celso de Mello Filho, Supremo Tribunal Federal - STF, Brasília

O ministro graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), na turma de 1969. Ingressou no MP-SP (Ministério Público de São Paulo), em 1970, por meio de concurso público. Ficou em 1º lugar na seleção pública. Ministro aposentado pelo Supremo Tribunal Federal.

Downloads

Publicado

2021-02-08

Como Citar

MELLO FILHO, J. C. de . Tópicos de Liberdade na Jurisprudência Constitucional do Supremo Tribunal Federal. Revista FAPAD - Revista da Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito, Curitiba (PR), v. 1, p. e034, 2021. DOI: 10.37497/revistafapad.v1i.34. Disponível em: https://periodicosfapad.emnuvens.com.br/gtp/article/view/34. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos