Compliance na gestão educativa: reflexão sobre o desenvolvimento comunitário e a emancipação social

Autores

  • Diogo José Costa Goes Instituto Superior de Administração e Línguas – ISAL, Funchal, (Portugal)

Palavras-chave:

Compliance, Gestão, Governança, Educação, Inclusão

Resumo

A Educação é um importante instrumento para o desenvolvimento e emancipação social, tendo em vista a eliminação das desigualdades e da pobreza. Recentes estudos confirmam os impactos da pobreza no desenvolvimento infantojuvenil. Este artigo procura identificar os impactos da gestão compartilhada e comunitária, da mediação interpessoal e da implementação de programas de compliance académico, tendo em vista a mitigação das desigualdades e riscos de burnout, bullying, assédio e corrupção. Pretende-se aferir os impactos da governança democrática nas instituições educativas, nas aprendizagens, no aproveitamento académico, na melhoria do clima organizacional e na eficiência da gestão. Do ponto de vista teórico-metodológico procedeu-se à revisão da literatura científica publicada no espaço ibero-americano na última década e à análise estatística do contexto português, relativa ao período 2016-2020. Concluiu-se que, a efetivação de boas práticas de governança democrática dependerá da afetação de recursos, que permitam respostas emergenciais promotoras da inclusão social. A realização de “team building” permite a optimização da gestão de recursos humanos e a melhoria do ambiente organizacional. A criatividade é fundamental no encontro de soluções para os problemas de gestão. O compliance e a mediação favorecem a melhoria do clima organizacional, a eficiência na gestão de recursos e a melhoria da performance de docentes e discentes, criando um ambiente propício às aprendizagens.

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Biografia do Autor

Diogo José Costa Goes, Instituto Superior de Administração e Línguas – ISAL, Funchal, (Portugal)

Licenciado pelo Instituto Superior de Administração e Línguas – ISAL, Funcahl, (Portugal).

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Publicado

2023-01-03

Como Citar

GOES, D. J. C. Compliance na gestão educativa: reflexão sobre o desenvolvimento comunitário e a emancipação social. Revista FAPAD - Revista da Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito, Curitiba (PR), v. 3, p. e83, 2023. Disponível em: https://periodicosfapad.emnuvens.com.br/gtp/article/view/83. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos